Quem Somos
GRUPO KLEFER – Há mais de 40 anos movendo paixões e multidões.
A essência das emoções do universo esportivo e de entretenimento está em nosso DNA.
Há mais de 40 anos conectamos marcas e pessoas apaixonadas por Esportes e Entretenimento. A Klefer transcende o convencional e nossos projetos marcam gerações.
Criação e gestão sob medida com impactos no negócio? É o que fazemos, com vibração e energia.
Para alcançar resultados extraordinários – que incrementam a percepção de valor das marcas – desenvolvemos estratégias e soluções personalizadas e envolventes. Tipo assim: com ideias que ninguém pensou antes.
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Vamos fazer
história juntos?
A gente estava lá
Imperator
[1990-1995]
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Evolução da Copa do Brasil
[2015-2022]
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Rolling Stones e Madonna
[2006-2024]
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Concierto de Madonna en la playa de Copacabana, en Río de Janeiro
AME3447. RÍO DE JANEIRO (BRASIL), 04/05/2024.- La cantante Madonna se presenta en un concierto gratuito, única presentación de su gira The Celebration Tour en Suramérica, este sábado en la playa de Copacabana en Río de Janeiro (Brasil). EFE/ André Coelho
ORLA F.C.
[2021-2022]
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Superclássico das Américas
[2011/2012/2014]
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Campeonatos estaduais
[2014-2020]
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Copa do Nordeste
[2013/2018]
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Copa Verde
[2015-2018]
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Copa América
[1997-2011]
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Mundial de Clubes da FIFA
[2000]
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Despedidas do Ronaldo e do Roberto Dinamite
[1993/2011]
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Torneio Rio-São Paulo
[1999-2002]
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Copa Sul-americana
[2017-2018]
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Reabertura do Maracanã – Brasil x Inglaterra
[2013]
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Paul McCartney e U2
[1990-1992]
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Pegar um cinema abandonado no Méier e transformá-lo numa das maiores casas de shows do Brasil, com grandes atrações internacionais (Shirley McLaine, Stevie Wonder, Bob Dylan, Paul Simon) e nacionais (Rita Lee, Tom Jobim, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Tim Maia). Não podia dar diferente: a Klefer fez o carioca da Zona Sul cruzar o túnel para assistir espetáculos musicais imperdíveis num palco impensável na Zona Norte.
Depoimento de Kleber Leite:
A Copa do Brasil é um case que mora em nosso coração. Foram oito anos sob direção da Klefer, com tudo a que tem direito: gestão dos direitos comerciais; parceria com influenciadores e plataformas digitais; rebranding da taça e da logomarca; gestão 360º; live marketing; e pioneirismo em captação de conteúdos ao vivo em estádios de futebol.
Com várias parcerias, ativações e finais históricas, a Copa do Brasil versão Klefer subiu para outro patamar: tornou-se a maior competição do futebol do brasileiro e um verdadeiro case de sucesso quando se fala em experiência do torcedor.
Copa do Brasil | Klefer (promo)
Rolling Stones (2006) e Madonna (2024) foram os maiores espetáculos musicais já realizados nas areias de Copacabana. Somando, deram quase 3 milhões de pessoas reunidas pelo melhor do show business internacional. Tudo 0800, de forma democrática.
Claro, a Klefer estava lá. Nos unimos à Bonus Track – uma das maiores produtoras de shows do Brasil – numa parceria para superar o grande desafio: ajudar a pagar a conta dos eventos gratuitos. Dito e feito. Nosso trabalho de marketing com a Bonus Track atraiu patrocínios que contribuíram para fechar a conta. Sucesso total!
Praia, futebol e Copa do Mundo. Paixões Nacionais, confere? A Klefer juntou tudo, chamou a Orla Rio e criou uma plataforma original de completa de visibilidade de ativações para vários patrocinadores. E isso em plena pandemia…
Aconteceu naquele verão de 2021/22. Criamos a Orla F.C., que de dezembro a fevereiro reuniu mais de 100 quiosques participantes do Leme ao Pontal (apud Tim Maia). Treve transmissões de partidas para acompanhar a trajetória do Brasil à Copa de 2022 em meio a ações de relacionamento, ativações e visibilidade para várias marcas – entre elas a Estrela Bet (principal patrocinadora da Orla F.C.) e a Budweiser (patrocinadora oficial da Copa do Mundo 2022).
O maior clássico do futebol mundial, alguém duvida? É Brasil x Argentina, claro, rixa histórica desde a primeira partida, há mais de um século, em 1914. Que tem nome e sobrenome: Superclássico das Américas.
Só que estava parado há mais de 30 anos… como pode?? A Klefer pediu licença, chamou as federações dos dois países (CBF e AFA) e ressuscitou o Superclássico das Américas em grande estilo. Nos anos de 2011 e 2012, foi disputado nos dois países, mas em 2014 pegou um voo intercontinental e foi ser jogado em partida única no Estádio Olímpico Ninho do Pássaro, em Pequim – isso mesmo, na China!
Fizemos tudo (ou quase tudo…): gestão comercial 360º, captação de patrocínio, produção de jogos. Foi um grande sucesso comercial. E encheu as arquibancadas, ajudando a aproximar a seleção do torcedor brasileiro.
O berço do futebol brasileiro está nos campeonatos estaduais: Paulistão, Cariocão, Gauchão… e por aí vai.
A Klefer, que adora um bom futebol, meteu sua colher nessa história. Fizemos a gestão de vários estaduais do Rio de Janeiro, de São Paulo, das Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
Criamos estratégias inovadoras de comercialização de patrocínios que ajudaram a fortalecer os torneios locais. Por vários anos, trabalhamos por diferentes estádios e cidades, diversas marcas e vimos ídolos serem revelados e histórias incríveis serem escritas.
Sob nossa direção, foram os Campeonatos Paulista (2018), Carioca (2015-2020), Mineiro (2014-2016) e Gaúcho (2015/16/19). Bons tempos!!
É a Lampions League. Ou o Nordestão. Orgulho do povo nordestino, a Copa do Nordeste é um dos mais importantes torneios regionais do futebol brasileiro, sempre bastante disputado e com muita rivalidade esportiva entre os estados, mas que sofreu com alguns interrupções ao longo de sua história.
A Klefer deixou sua marca aqui também. Após dois anos sem disputa, em 2013 resgatamos a Copa do Nordeste, em sociedade com o Esporte Interativo, e vimos o Campinense (PB) ser campeão pela primeira vez. Fizemos a gestão 360º do produto e repetimos a dose em 2018, quando o Sampaio Corrêa (MA) sagrou-se vitorioso. Com certeza, ajudamos a fortalecer economicamente o torneio, que desde aquela edição vem sendo realizada em todos os anos.
Futebol tem a ver com meio ambiente? Claro que tem. E nós encaramos mais essa. Afinal, a questão ambiental já estava na ordem do dia há muito tempo e o futebol não podia ficar de fora. O resultado foi a criação da Copa Verde, disputada entre os clubes dos estados da Região Amazônica, com o acréscimo do Espírito Santo (que já disputava a antiga Copa do Centro-Oeste).
Assumimos a gestão 360, incluindo as áreas comercial e de produção. E fomos além, incentivando ações ambientais sustentáveis ao longo da disputa. Por exemplo, em várias partidas foi possível trocar garrafas plásticas ou latas de alumínio por ingressos, através de máquinas instaladas nas cidades dos jogos. O troféu da Copa também era sustentável, uma forma simbólica de chamar atenção para o meio ambiente. Deu Verde na cabeça!
A Conmebol Copa América é um xodó em nossa memória de trabalho. É a Eurocopa da América do Sul, a maior competição entre seleções do nosso continente, disputada desde 1916. E também um filho que ajudamos muito a crescer.
Por 16 anos, a Klefer (em parceria com a Conmebol) desenvolveu a competição como produto, com vários níveis de estratégias de comercialização e patrocínio, além de cuidar de toda a produção e operação dos jogos. Temos orgulho de dizer que a Copa América é o que é hoje em grande parte graças ao nosso trabalho de marketing e gestão em esportes.
Era o primeiro Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. E sendo realizado justamente no Brasil. A gente não podia ficar de fora, né, caímos dentro!
Toda a supervisão e a produção – incluindo a produção dos jogos e a venda de ingressos – do primeiro Mundial de Clubes ficou nas mãos da Klefer. A final do torneio (no Maracanã, claro) foi emocionante: 73 mil torcedores nas arquibancadas e a vitória do Corinthians (por 4×3 nos pênaltis) sobre o Vasco da Gama.
Também participaram do torneio os times do Necaxa (México), Real Madrid, Manchester United, Al-Nassr, Raja Casablanca e South Melbourn.
Festa animada e bem produzida, com casa cheia e muito marketing, pode nos chamar que é com a gente mesmo. Que o digam Roberto Dinamite e Ronaldo “Fenômeno”, dois cracaços e ídolos eternos do nosso futebol. As festas de despedida dessas duas feras tiveram a assinatura da Klefer.
Na despedida de Dinamite (1993), até Zico vestiu a camisa do Vasco – ele mesmo, o Galinho de Quintino, que sempre jogou no arquirrival Flamengo. Foi no amistoso contra o La Coruña, no Maracanã, onde jogava Bebeto, outro amigo do Dinamite.
Já a festa de Ronaldo (2011) foi em um amistoso da seleção brasileira contra a Romênia, em São Paulo. O “Fenômeno” jogou apenas no primeiro tempo, ao lado de Neymar e Robinho, e por pouco não marcou seu último gol.
Já deu para perceber que a gente gosta de trabalhar com grandes partidas de futebol, né mesmo?
Por quatro anos consecutivos cuidamos do saudoso Torneio Rio-São Paulo, que reunia os melhores times do país e só acabou (em 2003) com o advento do Campeonato Brasileiro (Brasileirão), que deixou a agenda apertada para outras competições interestaduais.
Mas enquanto a bola rolou, o Rio-São Paulo foi uma das principais competições do futebol brasileiro. E com o auxílio luxuoso do marketing esportivo da Klefer em suas últimas edições, o Torneio deixou um legado importante: lições de excelência, competitividade e gestão esportiva para todos os clubes do país.
Mais um case futebolístico para a conta da Klefer. Nas temporadas de 2017 e 2018, fomos convocados pela Conmebol para assumir a produção em campo de todos os jogos da Copa Sul-Americana realizados no Brasil. Não participamos de nenhuma licitação ou concorrência: fomos escolhidos devido à longa expertise da Klefer em produção, operação e logística de eventos esportivos no Brasil. Precisa dizer mais?
Em 2017, a Sul-Americana contou com a participação de seis clubes brasileiros: Corinthians, Ponte Preta, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense e Sport. No ano seguinte, o Brasil também teve seis times – Atlético Mineiro, Botafogo, Athletico Paranaense, Bahia, São Paulo e Fluminense.
Impensável pensar no Rio de Janeiro sem o Maracanã. Por isso, a volta do estádio mais famoso do planeta futebol – após mais de dois anos em obras para ser adaptado para a Copa do Mundo de 2014 – foi uma ocasião além de especial. E coube à Klefer o desafio final: transformar a Reabertura Oficial do Estádio Maracanã (em junho de 2013, com o clássico Brasil x Inglaterra) num evento grandioso.
Produção do jogo? Fizemos. Venda de ingressos? Também conosco. Estádio lotado? Conseguimos! E o jogo? Foi de tirar o fôlego: empate de 2×2 com grande atuação de Neymar no primeiro tempo, quando o Brasil perdeu muitas chances de gol.
Uma festa à altura do maior estádio do mundo. Missão cumprida!
Trazer as maiores atrações do show business mundial para o Brasil sempre implica num grande desafio financeiro. Os valores são bem altos para os padrões nacionais e precisam ser assegurados em tempo hábil.
Em sociedade com Luiz Oscar Niemeyer, a Klefer topou mais esse desafio em duas grandes turnês que aportaram por aqui. A pioneira, para nós, foi a primeira vinda do Beatle Paul McCartney ao Brasil, em 1990. Dezesseis anos depois, outro grande teste: o show da banda irlandesa U2, em sua terceira vez no país.
Nos dois casos, assumimos as ações de comercialização de patrocínios. E para o U2, também negociamos os direitos de transmissão em TV. O êxito foi total: as parcerias comerciais negociadas pela Klefer foram decisivas para viabilizar a vinda dos astros e fortalecer o Brasil como porto seguro para grandes turnês da música internacional.
Um mundo de clientes
Federações, competições, empresas…
É tanta marca que não cabe aqui!
Nosso grupo
Há mais de 40 anos movendo paixões e multidões.